Projeto Horta

 


ROLETA DE FRUTAS

Para aula online:

Vamos escutar a música PORMAR e logo após será apresentada uma roleta de frutas onde os alunos devem identificar as frutas que forem solicitadas.

 

 

ESCREVA AQUI O NOME DAS FRUTAS QUE FORAM SORTEADAS NA ROLETA:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


*Faça um X na afirmação verdadeira.

 

 (     ) Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem.

 (     ) Tenho que comer muito para ter saúde.

 (     ) Só preciso comer se estiver com fome.

 (     ) A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.

 

Texto informativo

Todos os alimentos são compostos de nutrientes. Qual a diferença entre nutriente e alimento?

 

        Quando dizemos que a abóbora faz bem para os olhos, na verdade estamos dizendo que existe um nutriente chamado vitamina A que está presente na abóbora e faz bem para a nossa visão. Mas existem outros ALIMENTOS ricos neste nutriente.

        Mas o que é nutriente?

        Nutrientes são os compostos que formam os alimentos. Em um alimento temos muitos nutrientes, mas não todos.

            É por isso, que temos que comer muitos tipos de alimentos para que assim nosso corpo tenha todos os nutrientes.

           Quando o bebê nasce ele deve tomar só leite materno até completar 6 meses. É a única situação na nossa vida que devemos nos alimentar de um só tipo de alimento.

        Devemos ter uma alimentação equilibrada para termos todos os nutrientes no nosso corpo. Mas o que é uma alimentação equilibrada?

     É uma alimentação com todos os alimentos, nas quantidades certas. Isto é, podemos comer todos os tipos de alimentos, mas na quantidade certa. Para determinarmos qual a quantidade de alimentos que devemos comer, temos que separar os alimentos em 6 grupos:

 

Grupo 1: Neste grupo estão os pães, macarrão, mandioca cozida, batata cozida, farinhas. Veja alguns exemplos de como comer esses alimentos durante as refeições.Exemplos de alimentos Pão, cereais Lanche Bolo de fubá Almoço Arroz, batata Lanche da tarde Biscoito Macarrão.

Grupo 2: Neste grupo estão, os legumes e vegetais de folha como: cenoura, tomate, alface, vagem, brócolis, couve, couve-flor. A criança deve comer 3 porções destes alimentos por dia. Por exemplo: um pedaço de cenoura no suco de laranja no café da manhã, alface e tomate no almoço e brócolis no macarrão do jantar.

Grupo 3 Neste grupo estão as frutas. A criança deve comer pelo menos 3 porções de frutas por dia. Por exemplo, o suco de laranja no café da manhã, uma salada de frutas no lanche da manhã e uma fruta de sobremesa no almoço.

Grupo 4 Neste grupo estão as carnes, ovos, nozes e leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha). A criança deve comer de 2 a 3 porções destes alimentos por dia. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar. E adicionar leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 Neste grupo estão o leite, iogurte e queijos. Dois a três copos de leite por dia são suficientes. Leve em consideração o leite incluído em sopas, purês, sorvetes, cremes, etc. O leite pode ser substituído por iogurtes ou queijo.

Grupo 6 Neste grupo estão os doces, chocolate, chicletes, salgadinhos, açúcar, manteiga, óleo. Todos os alimentos deste grupo devem ser consumidos com moderação.



 *Resolva as página 52 e 53 do livro de ciências.



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