Projeto Horta
ROLETA DE FRUTAS
Para aula online:
Vamos escutar a música PORMAR e logo após será apresentada uma roleta de
frutas onde os alunos devem identificar as frutas que forem solicitadas.
ESCREVA AQUI O NOME DAS FRUTAS QUE FORAM SORTEADAS NA ROLETA:
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*Faça um X na afirmação verdadeira.
( )
Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem.
( )
Tenho que comer muito para ter saúde.
( )
Só preciso comer se estiver com fome.
( )
A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para
ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.
Texto informativo
Todos os alimentos são compostos de
nutrientes. Qual a diferença entre nutriente e alimento?
Quando dizemos que a abóbora faz bem para os olhos, na verdade estamos
dizendo que existe um nutriente chamado vitamina A que está presente na abóbora
e faz bem para a nossa visão. Mas existem outros ALIMENTOS ricos neste
nutriente.
Mas o que é nutriente?
Nutrientes são os compostos que formam os alimentos. Em um alimento
temos muitos nutrientes, mas não todos.
É por isso, que temos que comer
muitos tipos de alimentos para que assim nosso corpo tenha todos os nutrientes.
Quando o bebê nasce ele deve tomar só leite materno até completar 6
meses. É a única situação na nossa vida que devemos nos alimentar de um só tipo
de alimento.
Devemos ter uma alimentação equilibrada para termos todos os nutrientes
no nosso corpo. Mas o que é uma alimentação equilibrada?
É uma alimentação com todos os alimentos, nas quantidades certas. Isto
é, podemos comer todos os tipos de alimentos, mas na quantidade certa. Para
determinarmos qual a quantidade de alimentos que devemos comer, temos que
separar os alimentos em 6 grupos:
Grupo 1: Neste
grupo estão os pães, macarrão, mandioca cozida, batata cozida, farinhas. Veja
alguns exemplos de como comer esses alimentos durante as refeições.Exemplos de
alimentos Pão, cereais Lanche Bolo de fubá Almoço Arroz, batata Lanche da tarde
Biscoito Macarrão.
Grupo 2: Neste
grupo estão, os legumes e vegetais de folha como: cenoura, tomate, alface,
vagem, brócolis, couve, couve-flor. A criança deve comer 3 porções destes
alimentos por dia. Por exemplo: um pedaço de cenoura no suco de laranja no café
da manhã, alface e tomate no almoço e brócolis no macarrão do jantar.
Grupo 3 Neste
grupo estão as frutas. A criança deve comer pelo menos 3 porções de frutas por
dia. Por exemplo, o suco de laranja no café da manhã, uma salada de frutas no
lanche da manhã e uma fruta de sobremesa no almoço.
Grupo 4 Neste
grupo estão as carnes, ovos, nozes e leguminosas (como feijão, ervilha,
lentilha). A criança deve comer de 2 a 3 porções destes alimentos por dia.
Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar. E adicionar
leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha) no almoço ou no
jantar.
Grupo 5 Neste
grupo estão o leite, iogurte e queijos. Dois a três copos de leite por dia são
suficientes. Leve em consideração o leite incluído em sopas, purês, sorvetes,
cremes, etc. O leite pode ser substituído por iogurtes ou queijo.
Grupo 6 Neste
grupo estão os doces, chocolate, chicletes, salgadinhos, açúcar, manteiga,
óleo. Todos os alimentos deste grupo devem ser consumidos com moderação.
*Resolva as página 52 e 53 do livro de ciências.
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