Geografia


Habilidade
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

Objetivos de aprendizagem
-Identificar os astros luminosos e iluminados;
-Reconhecer o planeta Terra como planeta de sua moradia;
-Saber que existem outros planetas no universo;


Garopaba, 23 de abril de 2020.


Nome:

(Colar o texto no caderno)
O SISTEMA SOLAR
            Fabiano chegou à janela de seu quarto, olhou para o céu e perguntou ao pai:
            -Olha papai, como as estrelas estão brilhando! Você sabe por que elas não aparecem durante o dia?
            - As estrelas possuem luz própria, mas estão muito distantes de nós. Durante o dia, o Sol, que também é uma estrela, ilumina e fornece calor à Terra. O Sol é o astro principal do Sistema Solar. Fazem parte também do Sistema Solar: Os planetas, os satélites e os cometas.
            - O que são os astros?
            - Astros são todos os corpos de grandes tamanhos que giram no espaço. Alguns astros possuem luz própria e outros, não.
            - E o que são cometas?
            - Os cometas também são astros luminosos, já os planetas e satélites não possuem luz própria. São os astros iluminados.
            -Quantos planetas existem, papai?
            - Existem oito planetas, que giram em torno do Sol. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. E você sabia, Fabiano, que o maior planeta do Sistema Solar é o Júpiter?
            - E qual é o mais quente?
            - Mercúrio, porque está mais próximo do Sol.
            - Qual é o planeta chamado “Planeta Vermelho”?
            - Marte.
            - E qual está mais próximo da Terra?
            - Vênus, que é também conhecido como estrela-d’alva. Ele também é muito quente, e é quase do tamanho da Terra.
            - E a Terra fica parada no espaço?
            - Não Ela gira em torno do Sol e em torno de si mesma. Leva um ano para fazer uma volta em torno do sol. Chamamos esse movimento de translação. É ele que faz com que ela se incline, proporcionando as estações do ano. Por isso, há época que faz muito calor e época que faz muito frio.
            - Que interessante!
            - Boa noite, papai!
Rosimere de Souza Pereira


Atividades de acordo com o texto



1-Desenhe abaixo o que se pede.

Astro luminoso
Astro iluminado
Cometa







2-Faça um X na alternativa que indica um Astro Luminoso.

(   ) Terra             (    )Lua               (     )Sol              
(     ) Cometa        (    ) Mercúrio       (     ) Vênus

3-O Sol é um astro:

(   ) luminoso porque não tem luz própria.
(    ) iluminado porque não tem luz própria.

(    ) luminoso porque tem luz própria.



Artes
                  Profª Patrícia



As linhas:  retas,
                     onduladas e
                      mistas  ( espiral, quebrada)


No caderno de artes, fazer o desenho de vários tipos de linhas.Veja o exemplo:






Contação e Musicalização-
                                        Profª Potira


*Família, leia a história abaixo para o(a) seu filho(a).



Atividades

1-Vamos colorir.

2-Agora vamos ilustrar, pintando cada um de uma cor diferente, assim como os personagens da história.



*Texto do dia:





    T

Ela vem no tamanduá
E também na tartaruga,
Está na toca do tatu,
No Titi e até na Thuga.
                            (ABC da Mônica)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa e Ciências

Ensino Religioso

Leitura e Escrita