História



Habilidade

(EF01HI01)Identificar aspectos do seu crescimento por meio de registro de lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Objetivos de aprendizagem
-Identificar os astros que estão ao seu redor;
-Conhecer as influências dos astros;
-Perceber a importância dos astros;
-Apontar mudanças que aconteceram;
-Identificar e nomear o planeta onde vive;


Garopaba, 22 de abril de 2020.

Nome:




Colar no caderno


O Universo, (Paráfrase) – Olavo Bilac

A Lua:
Sou um pequeno mundo;
Movo-me, rolo e danço
Por este céu profundo;
Por sorte Deus me deu
Mover-me sem descanso,
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.

A Terra:
Eu sou esse outro mundo;
A lua me acompanha,
Por este céu profundo . . .
Mas é destino meu
Rolar, assim tamanha,
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.

O Sol:
Eu sou esse outro mundo,
Eu sou o sol ardente!
Dou luz ao céu profundo...
Porém, sou um pigmeu,
Quer rolo eternamente
Em torno de outro mundo,
Que inda é maior do que eu.

O Homem:
Por que, no céu profundo,
Não há-de parar mais
O vosso movimento?
Astros! qual é o mundo,
Em torno ao qual rodais
Por esse firmamento?

Todos os Astros:
Não chega o teu estudo
Ao centro disso tudo,
Que escapa aos olhos teus!
O centro disso tudo,
Homem vaidoso, é Deus!

Fonte: JORNAL DA POESIA. O Universo




(escrever no caderno)
Responda:

a) Quais os personagens representados no poema? 

b) Vocês sabem o que são Astros? 

c) Quais dos personagens do poema são exemplos de Astros e fazem parte do Universo?

d) O poeta Olavo Bilac utiliza duas palavras que não são muito frequentes em nosso dia a dia, quais são elas?

e) Vocês sabem o que significa pigmeu? E firmamento?

 f) O planeta Terra faz parte do Sistema Solar, circule o planeta em que você vive:






*Texto de hoje.






Letra T

A letra T de tatu,
Está muito feliz!
Vai fazer teatro,
É o que sempre quis.

Vai cantar uma canção,
Viajar de iate e ainda,
Aparecer na televisão.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leitura e Escrita

Família e Escola.

Letra N