Língua Portuguesa
Leitura e Escrita
Habilidade
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para direita e de cima para baixo da página.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre a distribuição gráfica, espaçamento entre palavras, escrita das palavras e pontuação.
(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.
Objetivos de aprendizagem
-Escrever palavras memorizadas sem ajuda de um mediador;
-Identifica a sílaba através do fonema;
-Consegue identificar palavras que iniciam com a letra N;
-Reconhece que podemos encontrar o fonema da sílaba N em várias posições em uma palavra;
-Realiza a copia de textos, atento as características e espaçamentos;
-Sabe a direção em que devemos ler as palavras em uma frase/texto;
-Compreende a direção em que deve ser escrita as palavras;
Metodologia
*Escreva 10
palavras que tenham a letra N, no
seu caderno.
*Desenhe 4 figuras
que tenham a letra N no seu nome, em
seguida identifique cada imagem com a escrita do nome.
*Observe as imagens
abaixo e escreva em seu caderno o nome de cada uma delas.
*Copie em seu
caderno as palavras abaixo e pinte de vermelho apenas a família silábica do N.
*Vamos lembrar
quem são
na -
ne - ni
- no -
nu - não
nove
|
noventa
|
cano
|
cenário
|
novelo
|
nuvem
|
navio
|
gelatina
|
noiva
|
caneta
|
nariz
|
canudo
|
sino
|
pena
|
buzina
|
ninho
|
nave
|
menino
|
*Desenhe o que está escrito abaixo. (É importante que a família
deixe a criança tentar realizar a leitura sozinha)
novelo
|
nove
|
nuvem
|
panela
|
sino
|
canoa
|
navio
|
ninho
|
menino
|
caneta
|
*Agora conte as sílabas das palavras abaixo. Para cada
som diferente que você ouvir você irá bater uma palma, ao final conte quantas
palmas você bateu ( número de sílabas).
-Essa atividade outra pessoa poderá realizar a leitura da
palavra, caso a criança não consiga.
Exemplo:
palavra
|
sílabas
|
gelatina
|
ge-la-ti-na
4
|
*Agora é com você.
nariz
|
novela
|
menina
|
cano
|
canoa
|
ninho
|
panela
|
neve
|
sonolento
|
alternativa
|
não
|
nó
|
limonada
|
janela
|
nota
|
caneca
|
namoro
|
novena
|
neblina
|
*Segue abaixo um vídeo, que irá reforçar as atividades acima.
*Vamos brincar de adivinhar, através do som identifique do que se trata e depois com ajuda, escreva o nome da palavra.
*Resolva as páginas: 173,174, 175 e 176 do livro de Língua Portuguesa.
*Vamos para o texto de hoje:
A viagem
de navio
Papai e mamãe vão viajar.
Eles vão
de navio.
Papai diz à mamãe:
-Viajar de navio é ótimo!
Os dois estão muito felizes.
|
Um forte abraço!
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