Língua Portuguesa

Leitura e Escrita


Habilidade

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para direita e de cima para baixo da página.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre a distribuição gráfica, espaçamento entre palavras, escrita das palavras e pontuação.

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.



Objetivos de aprendizagem

-Escrever palavras memorizadas sem ajuda de um mediador;
-Identifica a sílaba através do fonema;
-Consegue identificar palavras que iniciam com a letra N;
-Reconhece que podemos encontrar o fonema da sílaba N em várias posições em uma palavra;
-Realiza a copia de textos, atento as características e espaçamentos;
-Sabe a direção em que devemos ler as palavras em uma frase/texto;
-Compreende a direção em que deve ser escrita as palavras;



Metodologia



*Escreva 10 palavras que tenham a letra N, no seu caderno.

*Desenhe 4 figuras que tenham a letra N no seu nome, em seguida identifique cada imagem com a  escrita do nome.

*Observe as imagens abaixo e escreva em seu caderno o nome de cada uma delas.








*Copie em seu caderno as palavras abaixo e pinte de vermelho apenas a família silábica do N.
*Vamos lembrar quem são
     na  -  ne  -  ni  -  no  -  nu  -  não

   
nove
noventa
cano
cenário
novelo
nuvem
navio
gelatina
noiva
caneta
nariz
canudo
sino
pena
buzina
ninho
nave
menino




*Desenhe o que está escrito abaixo. (É importante que a família deixe a criança tentar realizar a leitura sozinha)

novelo
nove
nuvem
panela
sino
canoa
navio
ninho
menino
caneta

*Agora conte as sílabas das palavras abaixo. Para cada som diferente que você ouvir você irá bater uma palma, ao final conte quantas palmas você bateu ( número de sílabas).

-Essa atividade outra pessoa poderá realizar a leitura da palavra, caso a criança não consiga.
Exemplo:


palavra
sílabas
gelatina
ge-la-ti-na      4

*Agora é com você.


nariz
novela
menina
cano
canoa
ninho
panela
neve
sonolento
alternativa
não
limonada
janela
nota
caneca
namoro
novena
neblina

*Segue abaixo um vídeo, que irá reforçar as atividades acima.


*Vamos brincar de adivinhar, através do som identifique do que se trata e depois com ajuda, escreva o nome da palavra.



*Resolva as páginas: 173,174, 175 e 176 do livro de Língua Portuguesa.


*Vamos para o texto de hoje:


A viagem de navio

Papai e mamãe vão viajar. 
Eles vão de navio.
Papai diz à mamãe:
-Viajar de navio é ótimo!
Os dois estão muito felizes.


Um forte abraço!

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