Números

Matemática


Habilidade

(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos ( em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência ( uma a um, dois a dois) para indicar "tem mais" , "tem menos" ou "a mesma quantia".

(EF01MA04)Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.

(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situação cotidiana, com e sem suporte da reta numérica.

(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.


Objetivos de aprendizagem

-Reconhecer os símbolos numéricos até 50;
-Quantificar corretamente os objetos de acordo com a quantia;
-Comparar conjuntos de objetos identificando qual tem mais;
-Comparar conjuntos de objetos identificando qual tem menos;
-Comparar conjuntos de objetos identificando que possui a mesma quantia;
-Organizar dez objetos(quaisquer) através do agrupamento;
-Realiza a leitura do número a partir da apresentação do símbolo;
-Resolve problemas de adição;

Metodologia

Família-Na aula de hoje vamos relembrar os números avançando na contagem e consequentemente identificando o símbolo numérico que poderia ser representado.

Vamos ver se você conhece os números? Veja os números abaixo, diga o nome de cada um deles.









*Agora os coloque em seu caderno, ao lado faça um desenho de acordo com o valor de cada número. Exemplo: 1- 🔺

*Vamos para o livro.


-Resolva as  páginas :54 e 55.


Vamos contar! Observe os números e diga quem é. Seja rápido!
*Agora escreva em seu caderno os números de 0 até 20,na ordem crescente. Do menor para o maior.


*Vamos repetir, porém agora em ordem decrescente. Então você precisa começar pelo maior, muita atenção para não errar, se errar utilize a borracha e continue.


*Vamos para o livro de Matemática.
               Resolva as páginas : 63, 64, 65 , 66 , 70, 71 e 72.



*Abaixo temos uma tabela com os números de 0 até 20, agora faça eles em seu caderno escrevendo o nome de cada um deles, assim como na tabela, não esqueça de quantificá-los.



*Vamos resolver as adições. Veja o vídeo abaixo e depois procure objetos na sua casa, desenhe-os no seu caderno e crie adições com eles. Boa sorte!


*Vamos assistir ao vídeo que irá explicar como resolver os problemas de adição. Preste muita atenção, pois você terá que resolver alguns problemas depois.



*Agora resolva os problemas de adição. Atenção o vídeo irá apresentar algumas situações que você precisará resolver. Então aperte no vídeo e comece a solucionar os problemas dos monstrinhos.


Então você conseguiu? Como foi, achou fácil?
Crie dois problemas e peça para alguém de sua casa solucionar.




Vamos para o Livro.

*Com ajuda de sua família resolva as páginas: 114, 115,116, 117 e 118.


Língua Portuguesa



Como combinado, abaixo temos o texto de hoje. Você precisa copiar em seu caderno e com ajuda da família fazer a leitura, em seguida pinte a palavra navio.



Navio de Jane.

O navio boia no lago.
O navio é de Jane.
Jane nada ao lado do navio.
Dona Ione é a mãe de Jane.
Ela fala:
-Jane é uma menina animada.







Musicalização e Contação – 
Prof.ª Potira

Fazendo música


A aula fazendo música não é apenas tocar o balde, avulso, e sem sentido. Na música, a pessoa aprende a ler a partitura, que é a representação gráfica de uma música. Ela é escrita para que qualquer pessoa no mundo possa tocar a mesma música, mesmo sem nunca ter escutado. Com essa atividade, a criança vai se habituando à forma de leitura e escrita da partitura. E também com a rítmica, com a pulsação e outras questões de teoria música. A música, nessa forma, também auxilia na matemática, pois mexe com a métrica. E o balde, pode ser substituído por um tambor, só que nesse caso foi utilizado materiais que temos em casa. Então não é somente tocando um balde, e sim aprendendo propriedades da música de uma forma lúdica.

*Veja a nova partitura e mãos à obra. Não se esqueça de fazer um vídeo e mandar para professora.


*Abaixo segue o vídeo .


Um forte abraço!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Língua Portuguesa e Ciências

Ensino Religioso

Leitura e Escrita