Números
Matemática
Habilidade
(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos ( em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência ( uma a um, dois a dois) para indicar "tem mais" , "tem menos" ou "a mesma quantia".
(EF01MA04)Contar a quantidade de objetos de coleções até 100 unidades e apresentar o resultado por registros verbais e simbólicos, em situações de seu interesse, como jogos, brincadeiras, materiais da sala de aula, entre outros.
(EF01MA05) Comparar números naturais de até duas ordens em situação cotidiana, com e sem suporte da reta numérica.
(EF01MA06) Construir fatos básicos da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.
Objetivos de aprendizagem
-Reconhecer os símbolos numéricos até 50;
-Quantificar corretamente os objetos de acordo com a quantia;
-Comparar conjuntos de objetos identificando qual tem mais;
-Comparar conjuntos de objetos identificando qual tem menos;
-Comparar conjuntos de objetos identificando que possui a mesma quantia;
-Organizar dez objetos(quaisquer) através do agrupamento;
-Realiza a leitura do número a partir da apresentação do símbolo;
-Resolve problemas de adição;
Metodologia
Família-Na aula de hoje vamos relembrar os números avançando na contagem e consequentemente identificando o símbolo numérico que poderia ser representado.
Vamos ver se você conhece
os números? Veja os números abaixo, diga o nome de cada um deles.
*Agora os coloque em seu caderno,
ao lado faça um desenho de acordo com o valor de cada número. Exemplo: 1- 🔺
Vamos contar! Observe os números e diga quem é. Seja rápido!
*Agora escreva em seu caderno os números de 0 até 20,na ordem
crescente. Do menor para o maior.
*Vamos repetir, porém agora em ordem decrescente. Então você
precisa começar pelo maior, muita atenção para não errar, se errar utilize a
borracha e continue.
*Vamos para o livro de Matemática.
Resolva as páginas : 63, 64, 65 , 66 , 70, 71 e 72.
*Abaixo temos uma
tabela com os números de 0 até 20, agora faça eles em seu caderno escrevendo o
nome de cada um deles, assim como na tabela, não esqueça de quantificá-los.
*Vamos resolver as adições. Veja o vídeo abaixo e depois procure
objetos na sua casa, desenhe-os no seu caderno e crie adições com eles. Boa
sorte!
*Vamos assistir ao vídeo que irá explicar como resolver os
problemas de adição. Preste muita atenção, pois você terá que resolver alguns
problemas depois.
*Agora resolva os problemas de adição. Atenção o vídeo irá
apresentar algumas situações que você precisará resolver. Então aperte no vídeo
e comece a solucionar os problemas dos monstrinhos.
Então você conseguiu? Como foi, achou fácil?
Crie dois problemas e peça para alguém de sua casa solucionar.
Língua Portuguesa
Como combinado, abaixo temos o texto de hoje.
Você precisa copiar em seu caderno e com ajuda da família fazer a leitura, em
seguida pinte a palavra navio.
Navio de Jane.
O navio boia no lago.
O navio é de Jane.
Jane nada ao lado do navio.
Dona Ione é a mãe de Jane.
Ela fala:
-Jane é uma menina animada.
Musicalização e Contação –
Prof.ª
Potira
Fazendo música
A aula
fazendo música não é apenas tocar o balde, avulso, e sem sentido. Na música, a
pessoa aprende a ler a partitura, que é a representação gráfica de uma música.
Ela é escrita para que qualquer pessoa no mundo possa tocar a mesma música,
mesmo sem nunca ter escutado. Com essa atividade, a criança vai se habituando à
forma de leitura e escrita da partitura. E também com a rítmica, com a pulsação
e outras questões de teoria música. A música, nessa forma, também auxilia na
matemática, pois mexe com a métrica. E o balde, pode ser substituído por um
tambor, só que nesse caso foi utilizado materiais que temos em casa. Então não
é somente tocando um balde, e sim aprendendo propriedades da música de uma
forma lúdica.
*Veja a nova partitura e mãos à obra. Não se esqueça de fazer um vídeo e mandar para
professora.
*Abaixo segue o vídeo .
Um forte abraço!
Comentários
Postar um comentário